Jurados

II Festival de Esquetes Teatrais - 2013

De 04 à 06 de Outubro │ Esteio - RS










Jessé Oliveira


Jessé Oliveira - Festival Esquetes Teatrais de Esteio
Jessé Oliveira
Fundador e diretor do Grupo Caixa-Preta é mestrando em Teatro e formado em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, onde cursou Especialização em Teoria do Teatro Contemporâneo. 
Tem apresentado seus trabalhos em todo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela e Cuba. 


Recebeu em 2007 o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo, pela Associação de Críticos do Uruguai por Hamlet Sincrético. 
É professor e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato - FATO e foi docente na Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul- UCS, Corpo e Cultura: Ensino e criação.

Autor do livro Memória do Teatro de Rua em Porto Alegre 2010 é um reconhecido pesquisador do teatro de rua no Brasil e América Latina e está concluindo o livro O Teatro de Rua no Paralelo 30 Sul – Um Olhar Sobre as Poéticas Teatrais a Céu Aberto a ser editado no segundo semestre de 2013. 

Foi vice-presidente do SATED-RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão - 2009/2011) e integrou sua diretoria desde o ano de 2000, foi membro do CEC- Conselho Estadual da Cultura – 2008/2009, atualmente integra o Conselho Gestor do Centro Cultural Companhia de Arte. 

À frente do Grupo Caixa-Preta desde sua criação dirigiu Transegun (2003), Hamlet Sincrético (2005), Madrugada, me Proteja (2006), Antígona BR (2008) e O Osso de Mor Lam (2009) e Dois Nós na Noite (2010). É o idealizador e curador do Encontro de Arte de Matriz Africana e editor geral da Revista MATRIZ.

Tem, em seu currículo, a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música, tendo produzido a maioria, além de inúmeras criações como iluminador. Entre seus trabalhos de direção destacam-se: Sobre Anjos e Grilos, com Deborah Finocchiaro, Hamlet Sincrético e Antígona BR, com o Grupo Caixa-Preta.



_____________________________________________________

Mima Ponsi - Festival Esquetes Teatrais de Esteio
Mima Ponsi

Mima Ponsi

Atriz - Trapezista – Performer

Graduada em Interpretação Teatral na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, Mima Ponsi tem seu primeiro contato com as artes do circo durante um curso de reciclagem na Escola Nacional de Circo no Rio de Janeiro. 
Durante cinco anos, ela integra o Grupo Falos & Stercus, grupo conhecido em Porto Alegre por seus espetáculos que misturam teatro, circo e dança aérea em espaços nada convencionais (Castelinho do Alto da Bronze, Hospital Psiquiátrico São Pedro, terraço da Usina do Gasômetro).

Em 2002, ela deixa seu país de origem para ir à França estudar mimo corporal com o americano Thomas Leabhart (aluno sucessor de Etienne Decroux). 
Como pesquisadora, ela estuda a teatralidade no circo contemporâneo na Université Paris 8, onde ela obtém os diplomas de Maîtrise (Especialização) e Master 2 (Mestrado). É também em Paris que Mima encontra a trapezista e diretora Zoé Maîstre, com quem ela pratica trapézio fixo desde 2004 e trapézio balanço desde 2007.

Como atriz e trapezista, Mima participa de espetáculos e performances na França com várias companhias, entre elas : Les Studios de Cirque de Marseille, de Pierrot Bidon ; Louxor Spectacles, de Vincent Loubert ; Les Passagers, de Philippe Riou, etc.

Voltando ao Brasil em 2010, Mima Ponsi foi convidada à lecionar teoria do circo na disciplina intitulada Elementos Estéticos e Técnicos do Circo, no Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, da FATO – Faculdades Monteiro Lobato. Mima Ponsi também representa a Diretoria do Circo do SATED/RS (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do RS), gestão 2012-2014.



_____________________________________________________


   Airton de Oliveira

Airton de Oliveira - Festival Esquetes Teatrais de Esteio
Airton de Oliveira
Bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento da Arte Dramática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS.  Ator, diretor, cenógrafo e produtor teatral com vários prêmios em seu currículo. Natural de Alegrete/RS, indo estudar em Porto Alegre há trinta e um anos.

Entre seus trabalhos como DIRETOR estão: AS LÁGRIMAS AMARGAS DE PETRA VON KANT (2007), de Fassbinder; COMO EMAGRECER FAZENDO SEXO (2005) e A VERDADEIRA HISTÓTIA DO TITANIC (2000), ambos com texto de Claudio Benevenga; ARI AREIA, UM GRÃOZINHO APAIXONADO (2003/04/05/06), de Fátima Ortiz e Enéas Lour; BONECA TEREZA (1996), de Carlos Carvalho, com Cia Rasgando a Seda; O MENINO QUE APRENDEU CEDO DEMAIS (Prêmio Tibicuera de Melhor Espetáculo, Ator, Cenário, Iluminação, Trilha e Produção/2010), A CARAVANA DA ALEGRIA (2011) e PIRATAS (2011). Fez a direção cênica do espetáculo “MENINAS CANTORAS DE NOVA PETRÓPOLIS E O SAMBA DIFERENTE QUE GANHOU O MUNDO” (2006).

Como PRODUTOR, além dos espetáculos que dirigiu, esteve à frente das montagens SOBRE SALTOS DE SCARPIN (2010), DESVARIO (2009), MAMÃE FOI PRO ALASKA (2006), de Sam Shepard; OS AMANTES DA RUA DA PRAIA (2004) de Giovana Figueiredo, A VIAGEM (2002), de Maristela Marasca; NESTA DATA QUERIDA (2001) e MALDITO CORAÇÃO (1994), ambas da autora Vera Karam; SE MEU PONTO G FALASSE (1997/98/99/00), de Júlio Conte; ORGÁSTICA - A MULHER FATAL (1995), de Zé Adão Barbosa.

Recebeu o PRÊMIO AÇORIANOS DE MELHOR PRODUÇÃO em 1997, por SE MEU PONTO G FALASSE e o AÇORIANOS DE MELHOR CENÁRIO em 1998, pelo espetáculo ELLA. Foi indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Produção pelos espetáculos SOBRE SALTOS DE SCARPIN, DESVARIO, MAMÃE FOI PRO ALASKA  e NESTA DATA QUERIDA. Dirigiu e produziu O MENINO QUE APRENDEU CEDO DEMAIS e, por este trabalho recebeu o Prêmio Tibicuera de Melhor Produção. Em 2011 foi indicado ao Prêmio Tibicuera de Melhor Produção pelo espetáculo PIRATAS.

Entre os principais espetáculos que participou como ATOR estão CARÍCIAS (2005) de Sergi Belbel, direção Florência Gil; ARI AREIA, UM GRÃOZINHO APAIXONADO (ator standing); TRANSE, texto Ronald Radde, direção Mauro Soares; ESSE PITÉU É UMA PARADA (2004 - ator standing), texto e direção Claudio Benevenga; O MENINO MALUQUINHO (1995/96), de Ziraldo, direção Irene Brietzke; A FARSA DO CAIXEIRO DA TAVERNA (1991), de Martins Pena; A CHUNGA (1990), de Mário Vargas Llosa e AUTO DAS VÁRIAS GENTES NO DIA DE NATAL (1990), de Ivo Bender. Em vídeo atuou nos vt’s AGAFARMA (2006/07), SONHO E REALIDADE (2005), INSTITUCIONAL LOJAS RENNER e 30 ANOS DA AGÊNCIA ESCALA (2003) e HISTÓRIAS EXTRAORDINÀRIAS, episódio OS MÁRTIRES DE NONOAI (2002) e CANINHA 7 CAMPOS DE PIRACICABA (1995). 

Em cinema, os filmes mais recentes são: UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL (Curta-metragem), direção Guilherme Cássio; QUEM É ROGÉRIO CARLOS? (Curta-metragem), direção Pedro Bughay; ROMANCE FAMILIAR (Curta-metragem), direção Daiane Machado e QUASE UM TANGO (Longa-metragem), roteiro e direção Sérgio Silva premiado no Festival de Cinema de Gramado.
Na área de EVENTOS em 2004 foi integrante do Conselho Curador do 11º PORTO ALEGRE EM CENA, e em 2007 foi Coordenador de Logística do 14º PORTO ALEGRE EM CENA. Fez a direção cênica e produção do 29º SALÃO DA PROPAGANDA – ARP (2003), coordenou a recepção do 12º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONETOS DA AGTB – Caxias do Sul/RS (2002). Trabalhou em várias edições de festivais como TEATRO DE BONECOS DE CANELA, PORTO ALEGRE EM CENA, FESTIVAL DE TEATRO DE CANELA, TEATRO AMADOR DO LITORAL NORTE e FESTIVAL GAÚCHO DE TEATRO AMADOR, desempenhando funções de coordenação geral, direção de palco e produção.  Participa como jurado em diversos festivais de teatro que acontecem nas cidades do interior do estado. Sendo da Comissão de Avaliação para Ocupação dos Teatros Municipais de Porto Alegre e do Júri do Prêmio Tibicuera em várias ocasiões. Também ministra oficinas e workshop de produção cultural.

















































.

Nenhum comentário:

Postar um comentário